Quero Ser
um Voluntário
Toda a formação que disponibilizamos aos voluntários é feita in loco, na rua, durante a ação de voluntariado. Organizamo-nos por grupos de 5 pessoas, cada um coordenado por um chefe de equipa e temos encontro marcado pelas ruas de Lisboa, todas as semanas.
Para poderes ter oportunidade de ter esta experiência
02
Nossa Formação
A Formação
A nossa missão é restituir o sentido da vida aos nossos beneficiários. Acreditamos, pois, que cada pessoa tem um sentido para a sua vida, mesmo quando esta só tem sofrimento.
Para o efeito, o acompanhamento – a formação – que a More Together se propõe a oferecer aos seus beneficiários baseia-se na crença do poder do diálogo. Através de conversas desinteressadas e genuínas, os voluntários dispõem-se a ouvir e a ensinar a ouvir, partilhando histórias próprias e guardando as que lhes contam – sejam elas mais ou menos íntimas.
Efetivamente, a nossa associação aposta num diálogo que procure encontrar os valores e objetivos de cada pessoa, de modo a consciencializá-la de que a realização dos valores encontrados constitui um sentido para a sua vida. Por outras palavras, é promovido um diálogo que vise responsabilizar cada indivíduo a cumprir-se a si próprio, tomando uma atitude ativa na realização dos seus valores e objetivos, afastando-o, assim, do vazio existencial em que se encontrava.
O voluntário reconhece o potencial genuíno da outra pessoa, confia nele e liberta-o para a ação. De facto, o nosso acompanhamento procura aplicar o conceito “tu curas-te”, e não o “eu curo-te”, assumindo-o como chave da procura livre e individual de sentido. Afinal, os recursos interiores de cada pessoa constituem a sua própria cura.
Em suma, a nossa formação pretende devolver a cada beneficiário aquilo que o faz ser pessoa, aquilo que o caracteriza como ser-humano: a procura ativa e livre do sentido da sua vida.
Javier Calderón,
Associação Portuguesa de Logoterapia


02
Nossa Formação
Perfil do
Voluntário
Sentido de responsabilidade
Sentido de serviço em favor do outro
Disponibilidade e tempo livre adequado
ao desempenho da função de voluntário
Ponderação e perspectiva conciliadora
Respeito pelas diferenças individuais
Saber ouvir e manter o sigilo
Equilíbrio emocional e físico
Saber trabalhar em equipa
Aceitar a formação e as determinações
que são emanadas da MoreTogether